A Cataplana é o nome dado ao recipiente onde o prato é confecionado, mas também é o nome dado ao próprio prato. Pressupõe a combinação de um conjunto único e diferente de alimentos que se unem e criam uma dança de sabores e cores.
Suculentos peixes combinados com a essência dos mariscos, cozinhados lentamente em fogo baixo com um misto de legumes ricos em textura, temos a nossa cataplana. Não tem segredos nem truques, apenas paixão e imaginação!
Ingredientes para 10 pax:
(se não gostar ou não tiver algum dos peixes ou mariscos pode substituir por um alimento que seja mais do seu agrado)
- Garoupa - 1500 gramas
- Lula - 300 gramas
- Ameijoa - 300 gramas
- Tamboril - 1200 gramas
- Mexilhão - 500 gramas
- Camarão - 600 gramas
- Lavagante - 400 gramas
- Cebola - 500 gramas
- Tomate - 500 gramas
- Alho - 20 gramas
- Coentros - 100 gramas
- Courgette - 500 gramas
- Pimento amarelo - 150 gramas
- Pimento vermelho - 150 gramas
- Azeite - 120 ml
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Modo Preparação:
Começamos por preparar os legumes mais frescos do mercado. Cortamos o tomate bem maduro, a courgette e os pimentos em cubos generosos, depois a cebola, sem arder os olhos, em largos gomos.Em lume baixo aquecemos a cataplana com um fio de azeite. Colocamos as ameijoas a cobrir o fundo, criando a base de todos os ingredientes, aqui está o segredo para não agarrar.Adicionamos os legumes na seguinte ordem: cebola, alho picado, tomate, pimentos, a courgette e um pouco de coentros levemente picados, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixamos a magia acontecer durante 5 minutos.Agora é tempo de adicionar os reis dos pratos - os peixes e mariscos: cubos de tamboril; pequenas tranches de garoupa; a lula em rodela grossas; metade de cada camarão descascado; o mexilhão bem lavado e o rei do marisco - o lavagante, já cozido anteriormente e cortado em medalhões. Deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos.Processo de imaginação e criatividade, efeitar a cataplana com o lavagante, o restante camarão e bastantes coentros para aromatizar bem o nosso prato.Refresque com vinho branco, retifique sabores e feche a cataplana durante 15 minutos. A descoberta final é maravilhosa.Abrir a cataplana exige cautela, pois o vapor cheiroso e saboroso pode chegar aos nossos olhos em segundos, mas com cuidado, tudo é um deleite para todos os sentidos.Sugerirmos servir com arroz branco ou batatas cozidas e delicie-se com os aromas e essências que este prato nos traz.